Projecto Águia RC - A minha primeira impressão 3d de um modelo RC(Águia)

✩✩✩Por favor respeita a vida selvagem!✩✩✩ ✩✩✩Please be aware of wildlife!✩✩✩



Sou o Nuno, mais conhecido por Flyer, técnico de electrónica e piloto RC desde 2001.
Um apaixonado por radio controlo desde muito cedo, aos 10 anos já construía os meus próprios aviões em madeira.
Fora do mundo do RC, sou um amante de impressão 3D e electrónica.

Depois de analisar alguns modelos disponíveis na internet e como adoro coisas diferentes do habitual(porque aviões toda a gente está farta de ver), aventurei-me em imprimir este projecto, uma Águia RC 🦅.



Conteúdo

a) Introdução
b) Material e Máquinas
c) Impressão do filamento LW-PLA
d) Os settings
e) Slicer(software, fatiador)
f) Primeiros testes com LW-PLA
g) Impressão da Fuselagem
h) Impressão das Asas
i) Impressão dos Ailerons
j) Impressão das partes flexíveis
k) Colagem
l) Montagem da Electrónica
m) Instalação do motor
n) Instalação da deriva
o) Variador de Velocidade (ESC)
p) Ajustes Finais
r) Settings no Radio
s) Teste do motor
t) Conclusão e Primeiro Voo


Material

LW-PLA

PLA META

STL

Servos 


Battery


Módulo do radio


Impressoras 3D


Impressão do filamento especial de baixo peso, LW-PLA

Este tipo de filamento requer muitos testes para conseguir obter os melhores resultados nas peças.
A PlanePrint tem um modelo de teste para experimentares e testares este tipo de filamento.

Os settings recomendados podes encontrar no próprio site da PlanePrint aqui
No entanto cada impressora é diferente, precisas de fazer os teus próprios testes.
Se és daquelas pessoas que não queres gastar 1 metro de material em testes, esquece, isto não é para ti 😜


Os settings que utilizei:
Temperatura do bico: 230ºC
Temperatura da mesa: 60ºC
Retracção: 2mm
Velocidade de retracção: 50mm/s
Flow: 60%
Ventilação: 20%


Slicer(software, fatiador) utilizado
É obrigatório utilizar o slicer CURA
E porque é preciso obrigatoriamente utilizar o Cura, porque é o slicer com a capacidade de imprimir áreas abertas individualmente.


Primeiros testes com LW-PLA



Fuselagem
LW-PLA e PLA







Asas
LW-PLA e PLA








Ailerons
LW-PLA



Tampas dos Servos
PLA Reciclado SmartFil



Colagem
Nota: Deve-se lixar as superfícies a colar em primeiro lugar.


Posicionadores em PLA Reciclado Fil2ndLife

Suporte para a Deriva em PLA Reciclado Fil2ndLife


Dobradiças em PLA Reciclado Fil2ndLife



Suporte para aperto das asas em PLA Reciclado Fil2ndLife


Posicionadores do Bordo de Ataque em PLA Reciclado Fil2ndLife


Dobradiças em TPU para Aileron


Peças em TPU para segurar as asas



Montagem da Electrónica

Servo do Elevator
Suporte em PLA Reciclado Fil2ndLife


Instalação dos servos para os ailerons



Instalação do motor
Suporte em PLA Reciclado Fil2ndLife




Inversão do veio.







Instalação da deriva
Template para a deriva
Folha de Pvc 0.5mm




Variador de Velocidade (ESC)
Instalação do variador de velocidade



Ajustes Finais
Obrigatório ter uma excelente afinação do CG(centro de gravidade) caso contrario vai dar raia da grande, todo o trabalho poderá ir por agua abaixo se ignorares este importante passo!
As próprias asas já têm impressas o ponto do GC, este ponto já foi definido com alta precisão, mas será sempre necessário ajustar com calibres(bocados de chumbo ou até mesmo jogando com o tipo de bateria)



Radio e Receptor
Emparelhamento do receptor


Settings no radio




Motor
Teste do motor



Conclusão e Primeiro Voo
Eh pá, deu trabalho, é verdade, mas olho para estas fotos e fico super orgulhoso do esforço e dedicação que tive com todo este projecto.
Nota: Não é um modelo recomendado para iniciantes, muito rápido e entra em stall muito facilmente (perda de sustentação, é um termo utilizado em aviação e aerodinâmica que indica a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em perda total de sustentação.





Primeiro voo


























Notas: ´
  • Todas as lojas identificadas na imagem inicial deste projecto não são consideradas patrocinadoras!

























































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